Páginas

19 setembro, 2009

O ''Grande Irmão" somos nós!

Quem leu 1984, livro de George Orwell¹, conhece a história do The Big Brother.

O Grande Irmão é o cabeça duma sociedade totalitária², na qual o Estado é onipresente. A Teletela, espécie de televisor bidirecional, transmite programação e observa os cidadãos ao mesmo tempo. Ela é a principal responsável pela onipresença do Estado e por onde o Partido vigia cada pessoa. São os olhos e os ouvidos do Big Brother.

A julgar pelos últimos acontecimentos filmados e veiculados na ‘Grande Mídia’, imagino que Orwell deva estar confuso. Ele não imaginou que o “Grande Irmão” fosse o próprio cidadão, armado, em ambas as mãos, com Teletelas prontas para apontar e meter fogo em quem quer que seja. É um prato cheio para aqueles que gostam de expor a imagem dos outros, julgando-os vilões, culpados pela má educação de um povo, eternamente exposto a políticos desprovidos de carater e programações mídiaticas ocas e apelativas.
__________________
1) Pseudônimo de Eric Arthur Blair
2) Totalitarismo, segundo a Wikipédia, é um regime político baseado na extensão do poder do Estado a todos os níveis e aspectos da sociedade ("Estado Total", "Estado Máximo").

4 comentários:

jorginho da hora disse...

Velho, lí 1984 e tenho certeza de que orwell ficaria surpreso com essa realidade midiática: O cara discute no transito, algum desocupado filma pelo celular e quando ele chega em casa e vai navegar na net, descobre que o episódio não só está rolando no you tube como também tornou-se um dos mais acessados.

Um abraço !

Guigus disse...

Da Hora: é por aí...!

Dani (ela) disse...

é isso aí do comentário acima...

meu big brother são meus alunos. vide caso batido da professorinha rebolante.

^^

Guigus disse...

DANI: Sei,o vídeo da professora foi uma das inspirações para essa postagem.

Qualquer cidadão pode ser o THE BIG BROTHER