Páginas

20 junho, 2008

"O céu estava, assim em festa, pois era noite de São João"¹

Vou viajar.
O retiro campestre me aguarda.

Embora o tempo tenha mudado minha relação com o lugar, é incapaz de apagar as lembranças da minha infância. E, se fui uma criança, feliz, livre, leve e solta, devo isto ao retiro campestre. Devo isto à cidade de Pedra de Areia.

Não sou de lá. Sou da capital. Mas, apenas lá corria livre na rua, sem preocupações com carros, assaltos ou horários.

Apenas lá andava de bota, chapéu e gibão... ou de short, sem camisa e pé no chão...

Apenas lá tomava banho de cuia e sentia um friozinho gostoso quando a noite chegava...

Apenas lá desistia de contar as estrelas... eram tantas que o melhor mesmo era deitar e contemplá-las, em silêncio...

Apenas lá a lua era, a única, testemunha da minha adolecência, (mas a fogueira não era a única que esquentava)...

Apenas lá estreitava os laços de compreensão com os cavalos... animais amavéis e sensíveis... sem dúvidas, os quais mais amo.

Apenas lá...

Pensava que tudo fosse se acabar, mas a
vida nos ensina a cada segundo. Minha 'pequena flor' parece que foi enfeitiçada, porque a menina não pode ouvir falar na palavra 'fazenda'. Falou "fazenda", pronto! Lá se vai a paciência de qualquer cristão... ou melhor, de qualquer "Zen Monge Budista"... Nunca vi coisa igual!

A vida contemporânea por vezes nos cobra uma série de atitudes que, se não formos muito atentos, acaba por nos afastar dos simples prazeres.
Por que resisto em fazer uma coisa que sempre amei quando criança? Sacaram? Quis negar tudo isso... mas não posso. Devo é mergulhar nessa nostalgia e ser criança de novo, minha 'pequena flor' agradece.

Então, essa viajem é mais do que um mero descanço neste "feriado junino". É a afirmação de um compromisso com o despreendimento, com o sorriso de felicidade no rosto de minha '
pequena flor' e uma contribuição, um imenso senso de agradecimento ao "Zeca"... pois se depender de mim, ele continuará a pôr o calção de banho e sentir a Terra rodar, não perderá o prazer de ir "passar a tarde em Itapuã"².

Desejo a você uma excelente semana. Caso seja meu conterrâneo estadista (baiano) desejo ainda um ótimo São João e muita canjica, milho assado e cozido, amendoim, licor...

Fuuuuuuuuiiii!!!!!!!


_______________________________________
1.OLHA PRO CÉU DE José Fernandes e Luiz Gonzaga POR Luiz Gonzaga DISCO São João na Roça GRAVADORA RCA ANO 1962
2.TARDE EM ITAPOÃ DE Vinicius de Moraes e Toquinho POR Vinicius e Toquinho DISCO Como dizia o poeta... GRAVADORA RGE ANO 1971

14 comentários:

_Loirinha_ disse...

Vc admira o campo e eu gostaria de conhecer Salvador, sua riqueza cultural, histórica, seu povo e seus encantos.
Geralmente o lugar que nos marca não é o mesmo em que passamos quase toda nossa vida.
Gostei do seu blog.

Anônimo disse...

man... acabei de ganhar um presente.
Um livro chamado " o grande livro do Jornalismo" de Jon Lewis.

Li e achei muito bom. Vou te indicar. Pq é um livro que conta muitas histórias. Tem várias reportagens fantásticas feitas a 1 ou 2 seculos atrás.
As reportagens que mais parecem ficção, são narrativas de fatos de épocas e lugares diferentes. Ajuda a imaginar como cada lugar descrito era no seu tempo (e como roma em 1902 era especialmente parecida com a Salvador de hoje).
Me te indico... se quiser emprestado ta na mão

abçs...

ah! desculpa não comentar o texto. Li, mas como não tenho nada de interessante a comentar...

Anônimo disse...

Salvador está de braços abertos... tá faltando o quê para você cohecê-la?

Anônimo disse...

Man,
tranquilidade, fica na paz. Interessante o livro, tenho interesse sim, mas não tenho como lê-lo por agora... a fila tá enoooorme.
abraço

Diogo Rocha Braga disse...

A Salvador de todos
uma cidade fantástica
Terra maravilhosa
Do abará,beijú e tapioca.
Lugar onde o sol escaldante

Brilha a todo instante e...
Convida-o a conhecer os encantos do recanto do grilo, quando tiver um tempo...

Esse Lugar,próximo de salvador,onde, nesta fazenda a quar nóis viajar pois,lá e o único lugar onde o sinhozinho pode descançar e falar a línguagem do seu Virgulino:Vem pra cá tumbém nhô guilerme que aqui e o mió lugar para tu aprender o que a vida pode a todo segundo ensinar, e de quebra, comer milho cozido,amendoim tomar licor e comer o munguzá,tomar banho de rio e...
Depois tú vai ,de barriga cheia,numa rede vai deitar até o dia alumiar.
Autor:Seu Grilo da capitál

Anônimo disse...

man... c ta querendo fazer sexo com GUilherme?

Anônimo disse...

Vamu lá inhô Grilo

Anônimo disse...

LÁ ELE...
COLÉ MERMA RISCADINHO?

Diogo Rocha Braga disse...

GUIGO,MOSTRE ESSE RECADO,ESSA MAL ENTERPETAÇÃO A RISCADINHO,ESQUCI O ENDEREÇO DO BLOG DELE
Opa! que negcio e esse de me colocar nas suas vontades inspiradoras em broder RISCADINHO?
Rapaz saiba QUE escrever E A LIVRE EXPRESSÃO, INSPIRAÇÃO EM LIBERDADE POR ISSO EM MINHAS PALAVRAS NÃO HÁ NENHUMA MALDADE,INTENÇÃO EM LHE CONSTTRANGER.CADA PERSONAGEM DAS MINHAS HISTÓRIAS,POEMAS, E PURA BRINCADEIRA ONDE, POR ELAS ESSAS HISTÓRIAS GANHAM SENTDOS,DE CUNHO HUMORÍSTICOS.
RISCADINHO,SE VC QUISER EU LHE BOTO NAS HISTÓRIAS DO GRILO SEM NENHUM PERIGO,NELAS VC NÃO TERÁ O PAPEL DE BANDIDO MAS SIM, O DE UM AMIGO.

Anônimo disse...

Hmmmm... Aproveite!

Anônimo disse...

Obrigado Boa!!! Ops... que dizer Má (?). Aproveitei e já estou voltando para buscar mamãe e os netos que resolveram ficar o resto da semana.

Anônimo disse...

Diogo, aqui você pode ficar a vontade. Só não vale ficar nú, además...

Ivani disse...

aiai
sei mto bem do esta falando...
tenho um lugarzinho que me faz sentir em pela PAZ!!

ja estou de volta heim \o/
da uma passadinha por la!!

bjokass gui

Anônimo disse...

Ok Ivani, 'xá comigo'!!!