Páginas

23 março, 2007

Sapatos de Lata... | nº 2

Eu sempre gosto de contar o porquê do nome do blog.

A primeira postagem, em 13/07/2007, define ‘Sapatos de Lata’ de forma subjetiva. A pedido de alguns colegas [aconselhado e encorajado também] tentarei escrever do jeito que costumo falar. Não utilizarei a oralidade na grafia das palavras como costumo fazer em poemas. Apenas tentarei ser o mais objetivo possível.

‘Sapatos de Lata’ é um brinquedo feito com duas latas de leite em pó. Estas são unidas por um fio ou corda. Colocam-se os pés sobre a lata. Um pé em cada. O fio deve passar entre os dedos, igual aos chinelos. Então, é só andar!

Tudo começou quando fotografei dois meninos de rua. Eles brincavam, pulavam, corriam, sapateavam, sempre em cima das latas. Reviravam o lixo também. A cena ocupou meus pensamentos por muito tempo. Acredito que nunca os desocupará.

Pensando nos meus [supostos] problemas... o que são eles diante das dificuldades desses meninos?

Meninos sem oportunidades... Vi a entrega e alegria deles enquanto brincavam. Parecem esquecer por alguns instantes as dificuldades, as carências, a vida sofrida. Nem lembram que o brinquedo é também sapato. Apenas brincam e, nesse breve momento, são crianças. Puras, verdadeiras,... crianças!

A pureza e o verdadeiro da alma e do espírito humano. É esta essência que busco. Revelada por um brinquedo, tão comum na minha infância: ‘Sapatos de Lata’, metáfora da minha busca. Traz esperança mas me causa angústia, pois como posso "exigir dignidade na miséria”? Com tanta desigualdade e um constante estímulo para o consumo , numa sociedade em que as pessoas valem pelo que tem. Tenho crises de identidade, não sei se sou ou se tenho.


A ilustração é de Eduardo Arnold Engel. Nela, outro modelo do brinquedo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Lindo o texto!

Anônimo disse...

Veja o link: http://i78.photobucket.com/albums/j108/alpenna/Artes/Van%

Guigus disse...

Como assim lindo!???

Guigus disse...


Alena, o link está incompleto. VOu tentar assim mesmo...

Anônimo disse...

Oi,
que bom que colocou uma explicação mais completa do nome...Muito interessante mesmo. Bom olhar, sensibilidade..."Parecem esquecer por alguns instantes as dificuldades, as carências, a vida sofrida. Nem lembram que o brinquedo é também sapato." Isso explica muito bem..Penso no sapatode lata como um brinquedo que nos leva a outro mundo..não precisa ser parsagada, apenas um mundo melhor com menos desigualdades, mas paz, alegria, mas crianças "vivendo como crianças"..além de ser de grande utilidade..sapato..
abçs

Guigus disse...

Há tempos que queria colocar algo mais interessante sobre o nome. Você deu o impulso que faltava. E... claro, com pés calçados todo caminho é menos árduo.