Páginas

25 maio, 2008

"Nossos ídolos ainda são os mesmos e as aparências não enganam não"¹

Semana complicada para mim essa que passou. Febre alta até quarta-feira e gripe até hoje. Estou bem melhor agora, afinal de contas qualquer gripe é melhor que a tão afamada dengue. Amanhã volto às minhas atividades físicas, já era hora de sacudir a poeira e sair do marasmo que deixei se re-instalar em mim, deixei não, tinha deixado.

Comprei a biografia do João Saldanha e estou louco para lê-la, por isso estou acelerando a leitura atual, A coroa a cruz e a espada, e adiarei a então futura leitura, As barbas do imperador, um livro sobre D. Pedro II. Essa leitura intermediária vai ser uma pausa interessante nessa minha caminhada de conhecimento pela história do Brasil... e por falar nesta caminhada, você pode até dizer que eu tô por fora ou então que eu tô inventando[2]..., mas rola um misto de agonia e encantamento à medida que vou descortinando a história do Brasil. Olha que tive excelentes professores de história [lembro da aula sobre o Grito do Ipiranga até hoje, D. Pedro I e suas dores de barriga...], mesmo assim, é triste “aprender” que Cabral “descobriu” o “Brasil”. Também é muito frustrante idolatrar certas figuras que sequer se identificavam com [digamos assim] o Brasil e seu povo, sua identidade [sic]. Imagine que entre a prefeitura e o Palácio Rio Branco há uma estátua de Tomé de Sousa. Quem foi Tomé de Sousa? Primeiro governador do Brasil, instalou o Governo Geral e blá blá, blá blá blá blá eu te amo[3]... Pior que não amo, aliás, melhor! Melhor que não amo! Tomé de Sousa quando chegou aqui a primeira coisa que desejou foi ir embora. O fato é que ele representa o poder, o sistema, a dominação. E assim, de alguma forma, os poderosos estão sempre procurando eternizarem-se na história. Parece haver uma espécie de conchavo, um acordo para assim se perpetuarem ao longo dos tempos. Bobô foi muito mais importante para o povo da Bahia do que De Sousa.

Por falar em Bobô... que time fudido da porra é esse o do Bahia? Horrível! A cara da diretoria. Não entendo como podem comparar a diretoria do tricolor ao cardeal. Este é um pássaro vistoso, com um canto puro e belo e não merece ser comparado com essa corja de atrasados e retrógrados, esses pestilentos e insistentes que se acham dono deste símbolo popular que é o Bahia.

Hoje eu sei que quem me deu a idéia de uma nova consciência e juventude, tá em casa guardado por Deus, contando vil metal[4]...

O triste de ser brasileiro é saber que somos a continuação da história de outro povo, num outro continente. Não existe história do Brasil antes de 1500. Não existe história do Brasil sem a visão eurocêntrica. Mas também não existiríamos se a história fosse diferente. Então, vamos conhecer nossa história e fazer diferente porque ser brasileiro também pode ser legal. A seleção brasileira e as músicas mostram isto, o berimbau também mostra, mesmo com uma corda apenas... [médico @$#%¨&!*#!]. Ser brasileiro é e pode ser bom. Vamos!!! Nós podemos fazer isso!!! Faça daí que eu faço daqui e quem sabe nossos bisnetos colham o fruto de uma sociedade melhor e mais justa. Um abraço e até breve!

________________________________
1,2 e 4. COMO NOSSOS PAIS DE Belchior POR Elis Regina DISCO Falso Brilhante GRAVADORA Phonogram (depois Polygram Records) ANO 1976 (LP) – 1990 (CD)
3. RÁDIO BLÁ DE Lobão, Arnaldo Brandão e Tavinho Paes POR Lobão DISCO Vida Bandida GRAVADORA RCA ANO 1987
IMAGEM: ILUSTRAÇÃO de Adilson Farias
PS: Para vocês que não sabem moro em Salvador-BA, então claro que estou falando da prefeitura da "minha" cidade. Por sinal... "me fassa uma garapa" desse prefeito.
PPS: Aqui em Salvador fudido é fudido mesmo, ou seja, é uma mer...@#%$%¨@#%.

16 comentários:

Unknown disse...

Bem pertinente sua observação final!
Parece que não existia Aqui antes Deles chegarem...

Anônimo disse...

mas não vamos chorar o leite derramado né?
beijos

Anami Brito disse...

É parece que nossa existência só teve inicio em 1500....
Uma coisa que você disse em seu texto e que sempre me indignou, é que ainda se ensina nas escolas que D.Pedro descobriu o Brasil...ou seja, nós mesmos dizemos que não existiamos antes de 1500...
Enquanto os estudantes dos EUA já estão aprendendo que a Amazônia pertence a eles..

Vamos fazer a nossa parte..mudando aos poucos..

Anônimo disse...

Na verdade Anami são eles que dizem, pois foram eles que contaram essa história. Mas nas escolas ensinam que Pedro A. Cabral descobriu o Brasil. D. Pedro I deu o grito do às margens do rio Ipiranga: "Independência ou morte!".

Tatiana Ma Dourado disse...

Realmente, não haveria outra citação para intitular este post. Como tudo é tão contraditório!

Anônimo disse...

Falando em Tomé de Sousa como ídolo, realmente. Você está certa!

Anônimo disse...

Tomé de Souza...
Lembra do São Tomé? O santo que só acreditava vendo...

Axo que o de Souza viu, n gostou e desejou não ver mais...

Tomé assim como a familia real protuguesa... foram os formadores da identidade politica brasileira...

a politica do hibridismo... onde não se tinha definidos o que era do governo e o que era do povo...
lembra quando a Familia Real vazou de volta e limpou os cofre do Banco do Brasil?
então... toda vez que eles precisavam de grana eles aumentavam impostos e desapropriavam bens...

assim des dessa epoca o Brasileiro ja foi ficando descrente de politicas publicas... e aceitar a corrupção e o autoritarismo...

demorei de comentar, mas to aki sacaninha

Diogo Rocha Braga disse...

Diogo Rocha Braga Em.

Ìdolos são
Pessoas que...
Através das suas ações...
Vc pode transformar,mudar...
Um país,um lugar...

Mas,tome cuidado,o ser ídolo exige muito de vc,as vezes,isso poderá mudar até a sua personalidade,vc assume outras valores.

Mas ai,quando vc está lá em cima,vc fica obcecado pelo poder,pela gória e

não conseguir se dar conta de recuperar a sua verdadeira identidade,a sua própria simplicidade

Autor:Grilo

Anônimo disse...

p/ Ricardinho:
e agora? o que faremos? Viver?

Anônimo disse...

p Grilo:
Diogão quando é que sai o seu blog? 2 abraços!

Anônimo disse...

GUILHERME MEU AMIGAO!
O MEU BLOG VAI SAIR QD VC OU ALGUÉM ME ENSINAR A MONTAR,A FAZER A ESTRUTURA DE UM BLOG.
QD VC TIVER TEMPO E PUDER VIR AQUI EM CASA A GENTE MONTA UM POIS,JÁ TENHO QUASE TUDO PLANEJADO,TÍTULO DO BLOG,OS POEMAS PORÉM FALTAM COLOCAR ESSES DETALHES QUE EU NÃO SEI AINDA FAZER
ABRAÇOS DIOGO ROCHA BRAGA,O GRILO

Anônimo disse...

Beleza Diogão, então falta pouco. Soube que você(s) perderam o futebol Brasil X Colômbia...

Anônimo disse...

Sim foi verdade guilherme mas,vou marcar um revanche com eles,antes deles viajarem ,só que agora contigo no nosso time para mudar esssa história.
Abraços:diogorochabraga

Anônimo disse...

rapaz... acho difícil mudar, pq eles tem um carrapeta misturado de maradona com sei lá o que que Victor disse. Mas vamos tentar.

Anônimo disse...

p Guilherme...

Morrer talvez...

Anônimo disse...

isso com certeza vai acontecer, um dia...